11 2872-2185 
11 5589-3759
Clique aqui e agende sua Massagem

Notícias

Sono ajuda na “limpeza” do cérebro!

Ao longo da história da humanidade, filósofos, e mais recentemente cientistas, vêm se perguntando a razão pela qual as pessoas dormem e como isso afetaria nossa saúde e, especialmente, nosso cérebro.

Mais recentemente pesquisadores mostraram que o sono é, na verdade, muito importante para o armazenamento de memórias, entretanto, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Rochester (Nova York), publicado na Revista Science, constatou que o sono pode ser também um período no qual o cérebro se desfaz das moléculas tóxicas.

Assim sendo, uma boa noite de sono pode, literalmente, limpar a nossa mente.

Usando ratos, os pesquisadores mostraram pela primeira vez que o espaço entre as células do cérebro pode aumentar durante o sono, permitindo que sejam eliminadas as toxinas acumuladas.

Os resultados mostraram que durante o sono, um sistema de “encanamento'' chamado sistema glinfático pode abrir e assim “liberar a passagem” (encolhendo o tamanho das células) para que exista um maior espaço para a limpeza.

A pesquisa inseriu eletrodos no cérebro dos ratos e observou que as células neste período de descanso encolheram em até 60% de seu tamanho original, permitindo que um líquido cérebro-espinhal “enxaguasse” o tecido cerebral, liberando assim os resíduos acumulados no sistema circulatório durante as horas de vigília.

Isso pode explicar por que o cérebro utiliza quase tanta energia durante as horas de sono quanto nas horas em que estamos acordados.

Estes resultados sugerem, portanto, um novo papel para o sono na saúde e na doença. Lembremos que estudos anteriores já indicam que as moléculas tóxicas envolvidas em algumas doenças neurodegenerativas se acumulam no espaço entre as células do cérebro, criando algumas implicações.

Imagine então o que deve acontecer àquelas pessoas que apresentam um sono entrecortado (acordando várias vezes durante a noite) ou ainda as que desenvolvem algum tipo de transtornos de sono. É possível que este processo de “limpeza” possa ficar, de alguma maneira então, prejudicado.

Bem sabemos que todos, indistintamente, querem ter uma boa noite de sono e acordar relaxado no dia seguinte, mas para os brasileiros, dormir bem ainda é um privilégio a ser alcançado. Segundo dados do Instituto do Sono, 63% da população adulta do país têm alguma queixa relacionada ao sono. Aqui em São Paulo, por exemplo, 25% da população apresentam dificuldade para dormir, enquanto que 27% acordam precocemente e, finalmente, 36% têm dificuldade de manter o sono.

Fonte: Dr. Cristiano Nabuco. « Voltar

Informações e Contato

11 2872-2185 / 11 5589-3759
contato@holisticabemestar.com.br
Rua Dr. Luiz Migliano, 1986 - Cj.1606 - Morumbi - São Paulo / SP [ver mapa]